Convidados

Profa. Dra. Liselott Mariett Olsson

Professora Especialista em Pré-Escola da Universidade de Estocolomo, Suécia. Recebeu o Prêmio Loris Malaguzzi Award (2009) para inovadora investigação sobre o papel do desejo de experimentação e aprendizagem, habilidade pedagógica em relacionar as teorias filosóficas e científicas com o trabalho prático na pré-escola, bem como para a humildade e respeito para a prática de professores.

Autora do Livro: 

Movement and Experimentation in Young Children's Learning: Deleuze and Guattari in Early Childhood Education. London: Routledge.



Prof. Dr. Stuart Campbell Aitken

Professor do departamento de Geografia da San Diego State University. Trabalha com a direito da criança na perspectiva da geografia e com a geografia da infância. É agora mais de 20 anos desde a publicação da “geografias de berço”, que procurou envolver as teorias de Lacan e Winnicott para contrariar as estruturas impostas pela teoria do desenvolvimento de Piaget. Neste seminário voltará a envolver este trabalho e discutir o impacto dos últimos vinte anos de teorias pós-estruturais e metodologias qualitativas sobre a nossa compreensão das espacialidades de crianças pequenas. Defende que a ideia de contra-topografia, que se baseia em noções de Walter Benjamin de jogo revolucionário e em abordagens centradas na diferença como formas possíveis, por meio das quais alguns dos problemas contemporâneos podem ser entendidos como agência e participação das crianças.

Publicações em português:
Aitken, Stuart C. Do Apagamento à Revolução: O Direito da criança à Cidadania/Direito à Cidade (From Erasure to Revolution: Children’s Right to Citizenship/Right to the City) Educação & Sociedade. 2015 - Em breve.



Prof. Dr. Walter Omar Kohan

Professor titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Prociência (UERJ/FAPERJ)
Foi presidente do Conselho Internacional para a Investigação Filosófica com crianças (ICPIC), vice-coordenador do GT de Filosofia da Educação na ANPED e coordenador do GT "Filosofar e ensinar a filosofia" da ANPOF.